Galeria Fotográfica, Biodiversidade dos Açores

Mudar para, English Español

Novidades

Livro sobre a Biodiversidade Terrestre e Marinha dos Açores Retroceder

Livro sobre a Biodiversidade Terrestre e Marinha dos Açores

2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade (http://www.countdown2010.net/year-biodiversity) e queremos comemorar a biodiversidade do Arquipélago dos Açores.

Para tal publicamos este ano a listagem completa da fauna e flora terrestre e marinha, numa edição da Princípia:

Borges, P.A.V., Costa, A., Cunha, R., Gabriel, R., Gonçalves, V., Martins, A.F., Melo, I., Parente, M., Raposeiro, P., Rodrigues, P., Santos, R.S., Silva, L., Vieira, P. & Vieira, V. (Eds.) (2010). A list of the terrestrial and marine biota from the Azores. Princípia, Oeiras, 432 pp.

O LANÇAMENTO OFICIAL SERÀ NO DIA 20 DE NOVEMBRO NA ILHA TERCEIRA NA UNIVERSIDADE DOS AÇORES (Pico da Urze; 19h30). Antes vão ocorrer duas palestras:

Frederico Cardigos

Sustentabilidade

Estratégias para a conservação e recuperação da Biodiversidade dos Açores

Luisa Schmidt

Sustentabilidade

Biodiversidade e mudança social: uma “paisagem” complexa

 

Este livro lista a biodiversidade terrestre e marinha (principalmente costeira) dos Açores, tal como ela é conhecida actualmente. Obra de grande envergadura, inclui cerca de 8050 espécies e subespécies que se reproduzem nos Açores e mais de três centenas de espécies de aves visitantes do arquipélago. Foi coordenada por 14 investigadores, 12 da Universidade dos Açores, um da Universidade de Lisboa e outro da Universidade de Évora e contou ainda com a colaboração de mais 120 cientistas, nacionais e estrangeiros. O livro está organizado em duas secções (terrestre e marinha), incluindo um total de 15 capítulos. O capítulo inicial descreve a biodiversidade dos Açores em termos numéricos e propõe linhas estratégias para o estudo e conservação da biodiversidade do arquipélago. Os restantes capítulos, listam a biodiversidade de 14 grandes grupos taxonómicos, apresentando a sua distribuição pelas nove ilhas dos Açores, bem como a indicação da origem das espécies (ex. endémicas dos Açores, nativas, introduzidas)

Publicado a, Quinta, 18 Novembro, 2010

Web Development (C) Via Oceânica 2010