Galeria Fotográfica, Biodiversidade dos Açores

Mudar para, English Español

Galeria / Espécie do mês de Janeiro 2012

 

Nome comum: Estrelinha de Poupa ou Estrelinha de Santa Maria

Estatuto de Conservação: Em perigo

Endémica dos Açores: Sim

Distribuição nos Açores: A espécie existe apenas na ilha de Santa Maria, estando confinada à zona montanhosa central – Pico Alto, e zonas florestadas da costa Norte, em torno do Barreiro da Faneca.

Morfologia: Esta subespécie difere da espécie Regulus regulus por possuir as cores menos vibrantes e o ventre esbranquiçado. É também mais pequena, possuindo um comprimento de 8 a 9cm, com uma envergadura de 13 a 15 cm.

Habitat: Preferencialmente zonas de mato misto e mato de folhado.

Alimentação: Insectos, vermes e aranhas.

Importância ecológica: Com base na sua dieta, pode ser importante no controlo biológico de algumas espécies. Pode ser importante também como indicador da qualidade ambiental.

Importância económica: O birdwatching é um nicho muito promissor, embora mal explorado no turismo nos Açores. Raridades como a Estrelinha de Santa Maria são muito apreciadas pelos birdwatchers internacionais.

Importância de conservação: Sendo o Pico Alto em S. Maria uma das áreas de maior Biodiversidade de artrópodes e moluscos terrestres endémicos dos Açores, espera-se que a gestão adequada deste habitat permita não só a conservação da ave mas também de toda a biodiversidade única desta aéra montanhosa da ilha de S. Maria.

Curiosidades: É a ave mais pequena da Europa.

Referências: wikipedia.org/wiki/Regulus_regulus_sanctae-mariae

portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/3B764928-1C38-43E1-BE41-59258C501771/3362/LVVP_Aves_Regulusregulus.pdf

Responsável: Filomena Ferreira
Retroceder

Habitat

Espécies

Regulus regulus santae-mariae Regulus regulus santae-mariae Conhecer
Web Development (C) Via Oceânica 2010