Galeria Fotográfica, Biodiversidade dos Açores

Mudar para, English Español

Galeria / Ficha do mês de Julho 2012

Nome comum: Hepática folhosa

Estatuto de conservação: RT - Espécie regionalmente ameaçada (Homem e Gabriel, 2008). É uma das cem espécies ameaçadas prioritárias em termos de gestão na região europeia biogeográfica da Macaronésia, no âmbito do projeto BIONATURA (Anexo II do DLR 15/2012/A, de 2 de abril)

Endémica dos Açores: Não

Distribuição nos Açores: Está presente em todas as ilhas, excepto na Graciosa

Morfologia: Hepática folhosa de pequenas dimensões (atinge 5 mm de comprimento e 0,5 a 1,5 mm de largura) possui filídios característicos, insuflados, formando pequenos sacos espiralados, apresentando-se ascendentes a eretos. Os filídios têm dois lobos, sendo o dorsal reduzido e muito menor que o ventral. Apresenta anfigastros bilobados mais compridos do que largos (Homem e Gabriel, 2008)

Habitat: Colura calyptrifolia (Hook.) Dumort. é uma espécie, em geral, epífila, típica de locais húmidos, como as florestas nativas. Nos Açores, cresce de preferência sobre folhas de Ilex perado subsp. azorica, Laurus azorica, Hedera azorica subsp. canariensis, e frondes de Blechnum spicant e Trichomanes speciosum (Homem e Gabriel, 2008)

Importância ecológica: Todos os briófitos (musgos, hepáticas, antocerotas) desempenham papéis ecológicos importantes, entre os quais se destacam a captação e retenção de água e nutrientes, a formação de solo, a redução da erosão e a reciclagem de nutrientes. As espécies epífilas ou seja, as que como a Colura, conseguem crescer sobre folhas, são muito raras na Europa, sendo mais comuns em ambientes tropicais. Nos Açores existem várias espécies epífilas, sobretudo hepáticas, por exemplo dos géneros Aphanolejeunea, Cololejeunea, Drepanolejeunea e Frullania, que formam verdadeiras comunidades numa simples folha. A presença de espécies de briófitos indica geralmente condições de pureza ambiental, e as comunidades epifílicas são bons exemplos de excelentes condições atmosféricas (Homem e Gabriel, 2008)

Referências: Anexo II do DLR 15/2012/A, de 2 de abril Homem, N. & Gabriel, R. (2008). Briófitos Raros dos Açores. Estoril: Principia Editora. Portal da Biodiversidade dos Açores (2008). Briófitos. Colura calyptrifolia (Hook.) Dumort. (http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/)

 

Responsável: Márcia Coelho, Nídia Homem e Rosalina Gabriel
Retroceder

Habitat

Espécies

Colura calyptrifolia Colura calyptrifolia Conhecer
Web Development (C) Via Oceânica 2010